Sobre o blog

Com a criação do “Internautis” pretendeu-se fornecer aos alunos da UNATI/UNESP- Marília mais um canal de comunicação. Assim, as atividades de “aprender fazendo” poderão ser desenvolvidas com o objetivo de conhecer as necessidades e as habilidades dos usuários da Terceira Idade na internet e possibilitar que as observações e sugestões apresentadas por esse público sejam revertidas em sites com a estrutura proposta pela disciplina Arquitetura da Informação. Como produto desta experiência, espera-se construir ambientes informacionais digitais para os usuários da Terceira Idade que favoreçam a usabilidade e acessibilidade dos mesmos, visando sempre a facilidade de acesso e uso da informação digital.
Bom proveito.
Utilizem sem receios e toda sugestão será bem vinda.

Projeto de extensão: Inclusão Digital dos alunos da Universidade Aberta a Terceira Idade – UNATI / UNESP – Marília

Descrição: O projeto de extensão universitária visa a inclusão digital e social de indivíduos da Universidade Aberta a Terceira Idade da Unesp – Campus de Marília, bem como a identificação de características específicas dos indivíduos idosos, com destaque ao desenvolvimento de suas habilidades e competências para o uso das tecnologias de informação e comunicação, em especial da Internet. Como atividades tem-se os cursos de informática básica e avançada com enfoque aos aplicados de edição de textos, imagens, colaboração em ambientes da web social e comunicação mediada pela Internet. O referido projeto encontra-se relacionado com o projeto de pesquisa ?Arquitetura da Informação Digital de Web Sites? financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq) iniciou em 2003 com o objetivo de identificação de elementos de Arquitetura da Informação que propiciem melhor acesso a ambientes informacionais digitais. Em 2005, o foco da pesquisa foi para a avaliação de web sites de um público específico: usuários da terceira idade. E a partir de 2007 a pesquisa caminhou para a criação de um Repositório Digital voltado à comunidade da Terceira Idade e para o desenvolvimento de um projeto de extensão uniuversitária com enfoque à inclusão digital dos alunos da UNATI. Com o apoio da FAPESP e do Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT), a participação de bolsistas do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação e alunos da UNATI tornou-se possível a implantação deste Repositório, ambiente informacional digital com o intuito de armazenar, preservar e disponibilizar as informações produzidas para essa comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

11 respostas em “Sobre o blog

  1. Pelo que entendi é mais um canal de comunicação; aonde se aprende
    conhecer as necessidades e as habilidades dos idosos.

  2. Olha foi bom, aos poucos vai melhorando
    sobre a aula ainda falta muito pra aprender
    espero chegar lá

  3. O blog “Internautis” é um, excelente canal de comunicação para alunos da Terceira Idade. Gostei muito!!!!! Amo as aulas dos nossos “amigos”: Ana,Fernando,Laura e Odilia.

  4. Estou gostando muito do convivio com outras pessoas, mesmo levando em conta o grau de conhecimento de cada uma, pois sempre aprendemos algo novo, quer com os orientadores, as assistentes e os outros alunos.
    Tem sido de grande valia as aulas de informatica e tem me ajudado muito.

  5. Olá, tudo bem?
    Estou acompanhando bem as aulas de informática da Unati.
    Gostaria de aprender colocar fotos e mandar para amigos, pois isto ainda não sei fazer.
    Queria também passar para o dvd algumas músicas .
    Gosto muito das aulas, acho-as divertidas e super interessantes.
    Agradeço a paciência de nossos professores e amigos
    Beijos
    Re Marchesi

  6. Voces são geniais, já comecei outros cursos e parei…
    Agora sou fiel à unati ou seja à voces. Bjs
    Ficarei pelo resto da vida na informática ou seja,até aprender um pouco!!!!!!!!!!!!!

  7. O curso de informática, na minha opinião, está atingindo seu objetivo porque está sendo administrado de forma dinâmica, ou seja, o aluno pode conciliar teoria com prática.

  8. Achei ótima a iniciativa da criação do “Internautis”, pois facilita nos familiarizarmos com a informática e ao mesmo tempo servindo de canal direto para expormos as nossas idéias e sugestões. Informática é para treinarmos o resto de nossas vidas. Aguentem-nos, por favor. Agradeço a paciência, a atenção e a boa vontade de todos vcs. Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s